Preparação e Amostragem

A base analítica do Instituto LAMIR tem como premissa a análise ser representativa do material (mineral ou rocha) entregue no laboratório por professores, alunos ou empresas. Um bom resultado tem início em uma cadeia analítica em que a preparação da amostra e a amostragem da alíquota é fundamental. Um resultado de boa qualidade para um geólogo tem que ser representativo da amostra analisada.

As diversas metodologias analíticas empregadas no Instituto LAMIR demandam, além de técnicos especializados, técnicas de preparação específicas. Essas técnicas, ao mesmo tempo que tem que ser capazes de responder às demandas das metodologias, não podem promover nenhuma espécie de contaminação.

A) Técnica de Quarteamento

Todas as amostras de rochas, minerais e solos, após serem secas em estufas (40 °C), passam por um britador de mandíbula e, antes de serem moídas, são quarteadas para se obter a quantidade de material necessário representativo do todo.

Proposta:

Redução estatística do material para análises.

Equipamentos e software:

Quarteadores JONES de diversos tamanhos e diferentes espaçamento.

Contato:

Químico Ivan Artur Bindo.

B) Técnica da britagem e moagem

Proposta:

Diminuição do tamanho de partículas das amostras de rochas;
Britagem – diminuição para uma granulometria igual ou inferior a 1 cm;
Moagem – diminuição para uma granulometria igual ou inferior a 325 Mesh.

Equipamentos e software:

Britador de mandíbula da marca Renard;
Moinho de bola da Marca AMEF;
Moinho de disco da marca AMEF.

Contato:

Químico Ivan Artur Bindo.

C) Técnica de Secagem de amostras e determinação de Perda ao Fogo

A metodologia analítica do Instituto LAMIR utiliza como premissa que as amostras devem estar secas para as análises serem realizadas.

Química Inaiara Casapula;

Químico Ivan Artur Bindo;

Profª. Drª.  Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger.

Proposta:

Secagem das amostras em fornos com temperaturas diferenciadas, à temperatura máxima de 100 ºC;
Análise de Perda ao Fogo para as amostras que serão analisadas para determinação química. Para isso as amostras são aquecidas a uma temperatura de 1000 ºC durante 2 horas.

Estufas marca Nevoni e Deleo;
Muflas da marca Jung e Quimis.

Química Inaiara Casapula.

D) Técnica de Micro-amostragem

A realidade das empresas de petróleo é das amostras serem de pequeno tamanho. Associado a isso, nossa proposta é analisar porções específicas das rochas para determinar as diferenças químicas e isotópicas dos minerais presentes.

O Instituto LAMIR montou uma sala de micro-amostragem com equipamentos que permitem a obtenção de microgramas de material pontual.

Proposta:

Amostragem pontual de amostras de rochas e minerais.

Equipamentos e software:

Microdrill marca MicroWave associado a uma lupa Olympus e um sistema robótico para amostragem em x-y-z;
Microbroca marca Dremen.

iLAMIR – Instituto Laboratório de Análise de Minerais e Rochas

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Centro Politécnico - Jardim das Américas, Curitiba - PR
81530-001 | Curitiba |